Blog do Paulo Lira


Arbitragem dos jogos de Alagoas neste segunda fase da Copa do Brasil.

O Professor de Educação Física, Pablo Ramon (28 anos) do Rio Grande do Norte será o árbitro principal da partida desta quarta-feira(23) no Rei Pelé entre CRB e São Paulo pela Copa do Brasil em sua segunda fase.
O Time regatiano passou pelo Rondonópolis/MT e o tricolor paulista também em duas partidas derrotou o CSA.
Será um confronto interessante nesta quarta e um bom teste para o time alagoano do técnico Eduardo Souza.
Voltando a falar do √°rbitro Potiguar que ir√° comandar esta partida, esta ser√° a sua segunda partida de n√≠vel nacional este ano, a primeira foi sexta-feira(18) l√° em S√£o Luis do Maranh√£o pela s√©rie “B”, onde o Sampaio Correa perdeu por 2 a 0 do Paran√°.

Escala de arbitragem para este confronto:

C. R. B. – AL x S√£o Paulo – SP
Fase: 2a Fase / Grupo: GRUPO 55 / Jogo: 87 / Rodada: Ida
Data Hor√°rio Est√°dio
23/04/2014 22:00 Rei Pelé РMaceio РAL
√Ārbitro Pablo Ramon Goncalves Pinheiro – RN (CBF-1)
√Ārbitro Assistente 1 Daniel Vidal Pimentel – SE (CBF-2)
√Ārbitro Assistente 2 Victor Oliveira Cruz – SE (CBF-2)
Quarto √Ārbitro Charles Hebert Cavalcante Ferreira – AL (CBF-1)
Delegado Francisco Domingos da Silva – PE (ASS)

Muito legal nesta partida ser√° encontrar o amigo Chiquinho, Francisco Domingos da Silva ser√° o Assessor deste confronto, um fato in√©dito, pois geralmente quem faz este tipo de servi√ßo aqui em Alagoas s√£o os dois Presidentes da CEAF-AL , H√©rcules e Alton Olimpio, o segundo est√° como Assessor da partida da quinta-feira tamb√©m pela CB, entre Santa Rita e Potiguar. O Presidente da CEAF-AL estar√° mais uma vez fazendo um treinamento de instrutor da CBF em S√£o Paulo, curso esse nunca feito pelo Vice Alton Ol√≠mpio. Seria interessante termos outro instrutor credenciado aqui em Alagoas. Este ano o curso Futuro III tem uma novidade, os preparadores f√≠sicos e¬†psic√≥logos que fazem parte das Federa√ß√Ķes tamb√©m ter√£o o seu curso¬†especifico. Parab√©ns por mais este evento patrocinado pela CBF atrav√©s da sua Comiss√£o Nacional.

Voltando a falar do meu amigo Chico domingos, nas minhas andan√ßas acompanhando a arbitragem de Alagoas pelo Brasil tive o prazer de conhecer esta figura maravilhosa. Ex-√°rbitro e agora integrante da Comiss√£o de Arbitragem de Pernambuco, a CEAF-PE, Chico √© respeitado por todos e √© uma esp√©cie de “paiz√£o” para os novos e veteranos membros do quadro local. Sempre que vou ao meu querido Recife encontro ele e suas hist√≥ria dentro da arbitragem. Seja bem vindo Amigo Chiquinho a “Terra dos Marechais”.

Comiss√£o Estadual de PE, Salmo Valentin, Chiquinho e Erich Bandeira.
Agora vamos passar também a arbitragem do jogo desta quinta-feira(24) na cidade de Boca da Mata, estádio Olival Elias de Morais será palco para a segunda rodada da Copa do Brasil entre Santa Rita e Potiguar-RN.
Acompanhe os √°rbitros desta partida:
Santa Rita – AL x Potiguar – RN
Fase: 2a Fase / Grupo: GRUPO 54 / Jogo: 88 / Rodada: Ida
Data Hor√°rio Est√°dio
24/04/2014 15:15 Olival Elias – Boca da Mata – AL
√Ārbitro Johnn Herbert Alves Bispo – BA (CBF-2)
√Ārbitro Assistente 1 Luiz Carlos Silva Teixeira – BA (CBF-1)
√Ārbitro Assistente 2 Adson Marcio Lopes Leal – BA (CBF-1)
Quarto √Ārbitro Jos√© Reinaldo Figueiredo da Silva Filho – AL (CBF-2)
Assessor Alton Olimpio da Silva – AL (ASS)
Boa sorte!

Quanto ganha um árbitro CBF para comandar partidas no Brasileirão séries A,B,C e D?

A CBF atrav√©s do seu departamento de arbitragem comandado pelo competente S√©rgio Corr√™a enviou aos √°rbitros nesta quinta feira (17) v√°rios documentos, entre eles os valores das taxas para 2014 e as recomenda√ß√Ķes para serem adotadas nos campeonatos da entidade que j√° est√£o sendo disputados.

Após uma breve leitura, destaco abaixo pontos positivos e negativos do documento.
√ė¬†¬†PESSOAS ESTRANHAS
√Č proibido levar qualquer pessoa que n√£o esteja relacionada na escala oficial ao est√°dio e ao vesti√°rio.
Coment√°rio:¬†Em varias ocasi√Ķes, essa determina√ß√£o √© absolutamente desrespeitada com √°rbitros e dirigentes levando colegas e parentes n√£o s√≥ aos est√°dios, mas como tamb√©m aos vesti√°rios da arbitragem.
√ė¬†HOR√ĀRIOS DE IN√ćCIO E REIN√ćCIO DOS JOGOS
Os hor√°rios dos jogos devem ser respeitados. Assim, os √°rbitros, os assistentes e o 4¬ļ √°rbitro devem envidar todos os esfor√ßos para o cumprimento do hor√°rio e n√£o aguardar passivamente a entrada das equipes. Em caso de atraso das equipes, o √°rbitro deve relatar em s√ļmula que elas foram avisadas.
Comentário: Determinação ridícula levando se em consideração que o futebol é altamente profissional e os clubes contam com varias pessoas para controlar os horários. A arbitragem cabe informar na sumula o horário que as equipes adentram ao campo e a entidade organizadora que puna exemplarmente os atrasadinhos.
√ė¬†BOM SENSO
Os componentes da arbitragem devem promover esfor√ßos no sentido de procurar evitar ou impedir que poss√≠veis manifesta√ß√Ķes nos jogos do Campeonato Brasileiro sejam concretizadas quando houver desrespeito √†s regras, inclusive com alertas e avisos dados pelos 4¬įs √°rbitros aos respons√°veis pelas equipes quando da ida aos vesti√°rios antes das partidas.

Esses avisos devem ser feitos esclarecendo que determinadas atitudes estão previstas nas Regras de Jogo com as devidas advertências e providências que devem ser tomadas pela arbitragem, não sendo iniciativas da CBF ou da Comissão de Arbitragem da CBF e, sim, normas já existentes emanadas pelo IFAB e constantes do Livro de Regras de Futebol em vigor.

Coment√°rio:¬†Essa determina√ß√£o visa claramente impedir as manifesta√ß√Ķes dos jogadores denominadas de ‚ÄúBom Senso‚ÄĚ. A CBF esta usando a arbitragem para tentar coibir um direito de todo trabalhador de se manifestar livremente por melhores condi√ß√Ķes de trabalho.
A arbitragem em vez de aceitar livremente essa determinação, deveria aproveitar o momento para aderir ao movimento lutando por direitos sonegados pela entidade maior do futebol como direito de imagem, patrocínio e melhores taxas de arbitragens.
√ė¬†FALTAS PERSISTENTES
As faltas persistentes e, sobretudo, as que visam a impedir que o talento jogue, devem ser coibidas energicamente. O futebol com constantes paralisa√ß√Ķes perde o brilho. Assim, as equipes de arbitragem devem ficar vigilantes e adotar as medidas disciplinares comport√°veis. As advert√™ncias verbais s√£o meio muito eficaz para controlar o jogo. O √°rbitro deve atuar preventivamente.
Coment√°rio:¬†Determina√ß√£o incoerente, pois ao mesmo tempo que diz que as¬†paralisa√ß√Ķes¬†tiram¬†o brilho do futebol, orienta o √°rbitro a marcar faltas confundindo a cabe√ßa do apitador que acaba marcando falta demais ou faltas de menos.
√ė¬†√ĀREA T√ČCNICA
A conduta dos profissionais que podem ficar na área técnica deve ser adequada. Os excessos, sejam com gestos ou palavras, merecem providências da equipe de arbitragem. Todos devem ficar vigilantes, inclusive o árbitro, cujos olhos devem fiscalizar todo o campo e seus arredores, especialmente quando o jogo estiver paralisado.
Comentário: Sem duvidas a mais ignorada pelos árbitros há vários anos. Os membros da área técnica, especialmente os treinadores, abusam dos gestos e xingamentos, inclusive em alto e bom som que chegam aos milhares de lares que acompanham a partida via televisão sendo ignorado pela covardia dos árbitros que temem a repercussão ocasionada pela expulsão.
√ė¬†INTERFER√äNCIA DE TERCEIROS EM DECIS√ēES NO CAMPO DE JOGO:
Não será permitida interferência de terceiros na decisão do árbitro no campo de jogo.
Coment√°rio:¬†Outra determina√ß√£o in√≥cua, pois com o uso dos pontos eletr√īnicos e celulares por assessores dentro de campo e √°rbitros nos vesti√°rios durante os intervalos, a interfer√™ncia de terceiros tem sido constante conforme coment√°rios nos bastidores do apito.
√ė¬†AGARRA-AGARRA
Os √°rbitros devem agir com rigor no¬†‚Äúagarra – agarra‚Ä̬†dentro da √°rea em lances de tiro de canto e cobran√ßas de tiros livres.

Coment√°rio:¬†Durante as partidas, especialmente nos lances de escanteios e bolas al√ßadas para a √°rea, in√ļmeros agarr√Ķes s√£o praticado pelos jogadores que no m√°ximo s√£o advertidos pelos √°rbitros que de forma pat√©tica n√£o toma nenhuma providencia nos agarr√Ķes repetidos. O mesmo se aplica aos √°rbitros adicionais que mesmo melhores colocados do que os centrais se acovardam n√£o auxiliando na marca√ß√£o das infla√ß√Ķes dentro da √°rea como se deve.
√ė¬†EQUIPAMENTOS DE COMUNICA√á√ÉO
O cuidado no manuseio dos equipamentos e o teste antes do jogo s√£o fundamentais.
Coment√°rio:¬†Segundo os bastidores da arbitragem, quando o adicional comunica uma infra√ß√£o e o √°rbitro deixa de marcar e posteriormente provado que foi um erro grave, quando cobrado, o apitador usa como desculpa a frase que j√° se tornou padr√£o no meio: ‚Äúo equipamento falhou‚ÄĚ.
√ė¬†HOT√ČIS:¬†Ademais, √© recomend√°vel que todos fa√ßam as refei√ß√Ķes e todas as atividades juntos, tanto para unidade do grupo, como para evitar que qualquer √°rbitro fique vulner√°vel, sobretudo ap√≥s jogos que gerem controv√©rsia.
Coment√°rio:¬†Forma disfar√ßada de dizer que o √°rbitro √© sempre “suspeito” e pode se corrompido facilmente. N√£o √© andando, dormindo e respirando junto que se resolvera o problema. Lembro que nos casos de suborno j√° ocorridos e amplamente divulgados na m√≠dia deste pa√≠s, os contatos foram feitos bem antes das partidas e que nos bastidores os √°rbitros s√£o vendidos sem saberem at√© mesmo por dirigentes que devia proteg√™-los.
√ė¬†AVISOS FINAIS:
Redes Sociais: a CA-CBF, para segurança, sugere que os árbitros evitem divulgar assuntos relativos à arbitragem nas redes sociais. Discrição e liturgia do cargo.
Coment√°rio:¬†Os velhinhos da CA-CBF vivem no passado, no mundo atual neg√≥cios de bilh√Ķes, casamentos, pesquisas, interven√ß√Ķes religiosas, encontros familiares e at√© mesmo treinamentos de √°rbitros s√£o feitos via redes sociais por bilh√Ķes de pessoas. Querer proibir que os √°rbitros usem as redes sociais para interagirem √© secar gelo. Deve se punir ‚Äúe individualmente‚ÄĚ os excessos, mas n√£o pode tapar o sol com a peneira achando que com isso os √°rbitros ser√£o brindados. Lembro que o √°rbitro vem da sociedade, refletem a sociedade e basta um clique para saber em segundos toda ficha corrida de cada um.
O √°rbitro √© um presidi√°rio em liberdade provis√≥ria que anda com rastreadores. √Č a pessoa mais vigiada no mundo, seus passos s√£o vigiados 24 horas pelas institui√ß√Ķes que tem todas as informa√ß√Ķes sobre cada um, o que comem, o que vestem, o que bebem, onde dormem e com quem dormem.
E os dirigentes que comandam esses árbitros, são de confiança? São vigiados? Tem deles que a ficha corrida é quilométrica, são verdadeiras raposas tomando conta do galinheiro.
A proposito, os dirigentes da CA-CBF j√° entregaram os documentos de nada consta como determinado?
Com a resposta os dirigentes da CA-CBF.
 
√ė¬†TAXAS
De bom as taxas de arbitragem que sofreram leve reajuste. Os FIFAs e os Especiais (ex-FIFA) agora receber√£o R$ 3.450,00, antes era R$ 3.300,00, ou seja, 4.54% de reajuste.
J√° para os aspirantes o reajuste foi maior, exatos 6%. Antes eles recebiam R$ 2.500,00 e foram reajustados para R$ 2.650,00.
Os CBF 1 recebiam R$ 2.200,00 e foram reajustados para R$ 2.350,00. Reajuste de 6.81%.
Reajuste maior ainda para os CBF2 que receberam 7.5%. Antes eles recebiam R$ 2.000,00 por partida e agora v√£o receber R$ 2.150,00.
A novidade foi a nova faixa criada, agora existe o adicional, aspirante, FIFA e Especial. Eles ganhar√£o R$ 800,00 reais por partida.
Já os adicionais comum não receberão nenhum reajuste. Justo tendo em vista que sua participação na partida é zero, não vê nada, não escuta nada e não fala nada. Então devem se dar por satisfeito por assistirem as partidas de um ponto privilegiado e ainda ganharem uma taxa de R$ 500,00 reais e uma diária de R$ 500,00 reais quando fora do estado de origem.
Veja abaixo as taxas de todas as divis√Ķes da CBF para 2014.
 

 

 

Matéria especial do NM com o Apito Nacional

Despedida de √°rbitro em cl√°ssicos marca a primeira rodada das semifinais do Alagoano

O √°rbitro¬†Fl√°vio Feij√≥ de Omena(foto) foi o sorteado pela Comiss√£o Estadual de Arbitragem de Alagoas (CEAF-AL) para apitar o cl√°ssico entre ASA e CRB, na pr√≥xima quarta-feira, √†s 20h30, no Est√°dio Coaracy da Mata Fonseca, v√°lido pela partida de ida das semifinais do Campeonato Alagoano. Como o √°rbitro esta encerrando a sua carreira em 2014 por completar 45 anos no ano corrente, esse ser√° o √ļltimo cl√°ssico dentro dos Campeonatos Alagoanos do apitador.
Flávio que começou na arbitragem no ano de 1999 tendo frequentado a Escola de Arbitragem em 1998, entrou no quadro nacional em 2003 e dedicou 15 anos da sua vida a esta profissão. em breve aqui no NM uma matéria especial sobre a carreira do árbitro.

O sorteio foi realizado na sede da Federação Alagoana de Futebol, nesta segunda-feira. Flávio Feijó de Omena será auxiliado por Pedro Jorge dos Santos e Esdras Mariano de Lima. O quarto árbitro será Denis Ribeiro Serafim, enquanto Maxwell Rocha da Silva será o quinto árbitro.
A outra semifinal entre Murici e Coruripe, marcada tamb√©m para a quarta-feira, no mesmo hor√°rio ser√° comandada por¬†Francisco Carlos Nascimento. Wladson Michel√Ęngelo e Julian Ferino ser√£o os assistentes. O quarto √°rbitro ser√° J√ļlio C√©sar Farias e o quinto ser√° Wagner Jos√© Farias da Silva.
com globoesporte.com/al

O camaronês do sertão, revelação do Alagoano 2014

 
NOME:¬† KOFF√ć PROSPER
IDADE:  21 ANOS   ( 01 DE AGOSTO DE 1992 )
CIDADE:¬† DOUALA¬†¬†¬†¬†¬† ¬†¬†CAMAR√ēES
POSIÇÃO:  VOLANTE
 
Acompanhando o Campeonato Alagoano da 1¬™ Divis√£o podemos dizer que hoje o futebol de Alagoas passa por um n√≠vel t√©cnico muito ruim, de poucos jogadores que podemos chamar de “diferenciado”. Se formos fazer uma lista ter√≠amos muitas dificuldades.
E é no meio desta situação que aponto um dos que vem se destacando nesta competição.
O volante Camaron√™s, Koffi Prosper do Centro Esportivo¬†Olho-d’aguense, time da cidade de Olho D’√Āgua das Flores no sert√£o alagoano. O garoto de 21 anos¬†vem ¬†de uma fam√≠lia simples de 7 irm√£os sendo ele o √ļnico jogador da fam√≠lia.¬†O sonho de vencer no futebol fez o atleta do CEO deixar a fam√≠lia distante.¬†J√° tem quatro anos que n√£o ver os parentes e entre este tempo Koffi¬†recebeu a triste noticia que seu pai tinha falecido e n√£o pode nem acompanhar o sepultamento do seu genitor, pois tinha que escolher em seguir o sonho de vencer no futebol ou voltar a Douala sua cidade natal que fica na Rep√ļblica dos Camar√Ķes.
O camaron√™s¬†espera conseguir um bom contrato para poder ter condi√ß√Ķes de visitar a fam√≠lia¬†j√° que veio ao Brasil em 2010 para ser avaliado com mais quatro amigos, com o sonho de vencer no futebol.¬†Casou-se com uma brasileira e hoje √© pai do pequeno Davi Eto, de 11 dias de vida.
Aqui no Brasil foi acolhido pelo o professor Evandro Guimarães que viu em Koffí, um grande potencial. O professor Evandro atualmente é treinador do Vitória da Conquista da Bahia.
O atleta já passou por alguns clubes do país, o primeiro foi o Marília futebol Clube do Maranhão,depois atuou no colo colo da Bahia, no Cincão do Paraná e chegou ao CEO através do Técnico Alyson Dantas, por indicação de Evandro Guimarães.
Na conversa que tive com o jogador, uma frase me chamou atenção, Koffi disse que quando entra em campo esquece todas as dificuldades que encontrou na vida até hoje.
√Č dif√≠cil acompanhar as partidas do CEO na competi√ß√£o, a equipe s√≥ vira destaque quando enfrenta os granes de Alagoas, seria bom que os amigos da cr√īnica esportiva tivesse a oportunidade que eu tive de por tr√™s rodadas acompanhar e avaliar o belo futebol apresentado por este “Her√≥i¬†do Sert√£o”.
Boa sorte ao Koffi Prosper em sua carreira.

Assistente CBF falta jogo Amador e CEAF-AL coloca aluna da escola de √°rbitros em seu lugar

√Ārbitra Assistente Raquel Barbosa

Recebi uma informa√ß√£o neste domingo(23) por volta das 17h vinda de um dirigente de uma equipe amadora de Alagoas que dizia que a √°rbitra assistente CBF, Raquel Barbosa, teria faltado a partida entre Uni√£o Desportiva x AZP no est√°dio Cleto Marques Luz, s√°bado(22) √†s 10h, partida v√°lida por mais uma rodada do Campeonato Amador categoria sub-20 com representa√ß√£o profissional. O motivo alegado pela “bandeirinha” √© que ¬†n√£o prestou aten√ß√£o na escala do Amador e s√≥ no do profissional onde estava escalada no confronto do CRB x CEO no Rei Pel√©
Na ocasião, estavam escalados o experiente árbitro Silvio Acioli, a assistente Brígida Cirilo e a Raquel.

Mas segundo me relatou o dirigente hoje a tarde no est√°dio Rei Pel√© que a partida seguiu normalmente, pois l√° estavam os alunos da ESAAF(Escola Alagoana de √Ārbitros de Futebol) em um treinamento com os instrutores, Alton Ol√≠mpio (Vice-Presidente da CEAF-AL) e o professor Filho, Jos√© Elias Santos Filho que tamb√©m faz parte da Comiss√£o Estadual, e logo escalaram uma aluna para substituir a √°rbitra ausente. E que sorte da Comiss√£o, pois o uniforme usado pela aluna na partida teria¬†sa√≠do¬†de alguns brindes que
seriam distribuídos entre os 18 alunos que estavam no treinamento.

Gostaria de parabenizar a coragem da aluna e amiga Witala Barreto, menina dedicada e com um grande potencial. Witala(foto ao lado) está no caminho certo, ela foi aluna também do curso de regras que fizemos no ano passado. Parabéns.

Quanto a aus√™ncia da √°rbitra assistente deve ser apurada melhor pela Comiss√£o de Arbitragem Estadual e tomada as devidas provid√™ncias, com certeza Raquel deve ter uma boa explica√ß√£o para justificar a falta. Fiquei com uma d√ļvida ¬†em rela√ß√£o a atitude da Comiss√£o. Ela poderia ter escalado uma aluna neste caso? Bem, n√£o sei se esta a√ß√£o ser√° entendida pelo Departamento de Competi√ß√Ķes e tamb√©m pelo Departamento Amador da Federa√ß√£o Alagoana de Futebol, principalmente quando observar na s√ļmula do jogo o relato do √°rbitro falando deste episodio.
S√≥ lembrando que estes alunos est√£o h√° 9 meses participando do curso da Escola de √Ārbitros que pertence ao Presidente da CEAF-AL, H√©rcules Martins.
Vamos acompanhar o desenrolar deste fato inusitado.

Arbitragem definida para a 6ª rodada do Campeonato Alagoano

A Comissão de Arbitragem de Alagoas sorteou na tarde desta quinta-feira(20) os árbitros que irão atuar na 6ª rodada do Campeonato Alagoano de Futebol, confira as escalas.

Sábado Р22 de Março

Santa Rita X CSA
Est√°dio Olival Elias de Morais – Boca da Mata – 15h15
Arb: Charles Hebert Cavalcante Ferreira
Ass: Rondinelle dos Santos Tavares
Ass: Esdras Mariano de Lima
4¬™: J√ļlio C√©sar Farias
Domingo 23 de Março
Comercial X Penedense
Estádio Teotonio Vilela РViçosa Р15h15
Arb: José Ricardo Laranjeira
Ass: Ot√°vio Correia de Ara√ļjo Neto
Ass: Ana Paula dos Santos
4ª: Rafael Bruno Lima**
ASA X Murici
Est√°dio Coaracy da Mata Fonseca – Arapiraca – 16h
Arb: Flávio Feijó de Omena
Ass: Maxwell Rocha da Silva
Ass: Wágner José da Silva
4ª: José Ailton da Silva
CSE X Coruripe
Est√°dio Juca Sampaio – Palmeira dos¬†√ćndios¬†- 16h
Arb: Rafael Bruno Lima**
Ass: Lennon Mccartney Farias
Ass: Brígida Cirilo Ferreira
4ª: Anderson Gomes Leandro
CRB X CEO
Estádio Rei Pelé РMaceió Р16h
Arb: Francisco Carlos do Nascimento
Ass: Adeilton Guimar√£es da Hora
Ass: Raquel Ferreira Barbosa
4ª: Helder Brasileiro de Aquino

OBS: **Detalhe: Rafael Bruno Lima está escalado em dois jogos no mesmo dia e praticamente no mesmo horário, alguma coisa está errada.

 
ADENDO (19h37 – quinta-feira- 20/03/2014)
Depois de termos percebido o erro e colocado aqui na matéria,  a CEAF-AL corrigiu.
Rafael Carlos Salgueiro ser√° o 4¬ļ √°rbitro de Comercial x Penedense.
Rafael Bruno Lima o √°rbitro central de CSE x Coruripe.
Agora sim, est√° correto.
Parabéns!

Alyson Dantas um grande treinador um excelente profissional

Sou suspeita de falar que o treinador Alysson Dantas¬†√© sem d√ļvida um dos melhores profissionais que Alagoas tem na atualidade,¬†pois como acompanhei o trabalho de perto dele no¬†CEO no ano passado naquela boa campanha no Campeonato Alagoano pude constatar a sua qualidade e capacidade como treinador.

“O Professor” ¬†Alyson Dantas tem como principais caracter√≠sticas ser um treinador motivador e sempre buscar o m√°ximo de cada¬†atleta¬†em benef√≠cio da equipe, acreditando na for√ßa do trabalho como √ļnico caminho para a conquista de resultados.
Esta definição do seu perfil esta na primeira página do seu site, e para quem conhece o treinador e sua forma de trabalhar concorda com essa bela definição.

Chegou a hora de ter uma grande oportunidade, comandar um grande clube. Estudioso do futebol, o filho de Santana do Ipanema, interior de Alagoas, apesar do seu pouco tempo na profissão, já conseguiu algumas façanhas e um título da 2ª Divisão do Alagoano em 2011 de forma invicta.

Você pode acompanhar melhor a carreira deste grande profissional acessando sua página na Internet, o endereço é esse aqui: CLIQUE AQUI
Logo logo quero esta acompanhando um outro trabalho seu. Abraço do amigo PL.

APOIO:

Tradicional competi√ß√£o de Futebol Society de Alagoas abriu suas inscri√ß√Ķes

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para mais uma Copa da Liga de Futebol Society. A tradicional competi√ß√£o que entrar√° no ano 7 (sete) come√ßar√° dia 22 de Mar√ßo e as partidas ser√£o realizadas na bel√≠ssima estrutura do clube da AABB Macei√≥ no bairro de Ipioca. Como nos √ļltimos seis anos.

Os interessados devem procurar os organizadores da competi√ß√£o,¬†Roberto Pimentel¬†nos telefones¬†(82) 8863 1933; 9124 8708 e 9610 0120¬†ou falar comThiago Paes¬†nos n√ļmeros¬†(82) 9902 0971; 8810 4228 e 9101 0200.

O investimento das equipes ser√° de R$ 400 mais uma cesta b√°sica.
Esta competição inaugura o calendário de 2014 da LALFS (Liga Alagoana de Futebol Society)
O Notícia na Mira estará acompanhando esta competição, trazendo os confrontos, resultados, classificação e fotos de tudo que estiver acontecendo.

O √ļltimo Campe√£o da Copa foi o time do Ressaca do Jacintinho.
A Copa da Liga 2014 é o primeiro torneio dos três que são organizados anualmente pela LALFS. Para se inscrever nos outros dois torneios é necessário ter participado obrigatoriamente da primeira competição.

Vamos l√°. Inscreva sua equipe e participe!
Prestigie o Esporte Amador de Alagoas!
APOIO:

Avalia√ß√Ķes da CBF ser√£o realizadas em dois dias em Recife na semana que vem para os √°rbitros do quadro nacional de AL

Foto: Paulo Lira РPista Atlética do Complexo Santos Dumont РRecife/PE РMarço 2013.

A arbitragem alagoana que pertence ao quadro da CBF, mais o √°rbitro FIFA Francisco Carlos do Nascimento estar√£o em Recife/PE nos dias 18 e 19 deste m√™s vindouro para realizarem os testes f√≠sicos e te√≥ricos que deixar√£o nossos “homens de preto” aptos para trabalharem nos campeonatos promovidos pela “Casa do Futebol Nacional” e alguns treinamentos¬†espec√≠ficos¬†para um melhor desempenho nestas competi√ß√Ķes.

Segundo documento oficial ¬†do evento, me enviado pelo Chefe do Departamento de Arbitragem da CBF e tamb√©m Diretor Presidente da ENAF-(Escola Nacional de Arbitragem de Futebol), Sr. ¬†S√©rgio Corr√™a da Silva, os √°rbitros de Alagoas ir√£o se juntar aos √°rbitros de Pernambuco para a realiza√ß√£o das avalia√ß√Ķes e treinamentos, como mostra esta tabela abaixo:

clica na foto para ampliar
 
Apenas uma coisa me chamou a aten√ß√£o em toda a documenta√ß√£o recebida. √Č que l√° na minha linda Recife estar√£o dois membros da C.A.CBF para ministrar as atividades, o¬†Instrutor T√©cnico S√©rgio Cristiano, bastante conhecido por todos na arbitragem por seus servi√ßos prestados em 24 anos como √°rbitro, 17 deles servindo a CBF e o¬†Instrutor F√≠sico Jolmerson de Carvalho,confesso que n√£o o conhe√ßo, apenas sei que junto ao professor Paulo Camello no ano passado prepararam os √°rbitros FIFA(Heber, Alexandro Matos e Van Gasse) para o mundial sub-17 que foi realizado nos Emirados √Ārabes Unidos, e que tamb√©m o nobre instrutor atua em Santa Catarina. Mas como estaremos l√° para cobrir todo evento, com certeza iremos trazer mais informa√ß√Ķes sobre eles e tudo que estar√° acontecendo na moderna pista de atletismo do Complexo Santos Dumont em Boa Viagem.
No ano passado, exatamente no dia 7 de março estávamos lá acompanhando o teste físico de 2013. (Quer rever e saber o que aconteceu no ano passado CLICA AQUI)
Ent√£o est√° combinado? Dia 18 e 19 estaremos no Recife acompanhando a arbitragem alagoana nas avalia√ß√Ķes da CBF visando a temporada de 2014.
Aguardem!

Estádio do interior de Alagoas é um grande exemplo de organização

Porto Real do Colégio é uma cidade que fica aproximadamente a 173 km da capital alagoana Maceió. Cidade pacata que fica a margem do Rio São Francisco e faz fronteira com a cidade sergipana de Propriá.
Mas não estamos aqui para falar da cidade ribeirinha da micro região de Penedo e sim do Estádio Municipal Deputado Adalberto Cavalcante uma pérola hoje do futebol amador de Alagoas.
Administrado pelo clube FF Sport, do empres√°rio Francisco Ferro, que inclusive deu upgrade em sua estrutura, o est√°dio est√° em condi√ß√Ķes de receber grandes jogos, inclusive da 1¬™ Divis√£o, tendo em vista as condi√ß√Ķes de alguns est√°dios aptos para esta competi√ß√£o, mesmo possuindo apenas 2000 lugares para os torcedores.
A praça esportiva  já esta regulamentada para a próxima competição em 2015, que segundo a FAF só aceitará equipes que possuírem praças com refletores.
Estive acompanhando o futebol amador neste sábado(8) e fiquei maravilhado com o que vi, e resolvi trazer para o leitor do NM um pouco deste estádio de AL que merece ser visto e frequentado pelas grandes torcidas do Estado e ser movimentado com mais frequência pelo povo da região.

Com acesso facilitado¬†desde a BR ¬†e tamb√©m a arquibancada, vesti√°rios em perfeitas condi√ß√Ķes, banheiros p√ļblicos, arquibancada, gramado que n√£o deixa a desejar a muitos que andamos por todo Estado, com uma¬†ressalva¬†apenas, a cabine de imprensa, muito pequena e necessitaria de divis√≥rias, mas no demais, o est√°dio √© muito bonito e organizado.

Apreciem algumas fotos do Adalberto Cavalcante a pérola de Porto Real do Colégio:

Mais fotos do Estádio você encontra CLICANDO AQUI
 
Parabéns a cidade pela belíssima praça esportiva e também ao FF Sport através do seu Presidente Francisco Ferro pelo investimento e organização.